Por: Carla Mello, Estudante de Jornalismo

Trabalhar com redes sociais e ser criativo o tempo todo pode ser um trabalho árduo. Buscar engajamento de forma orgânica é um desafio que todo social media precisa enfrentar. Para te ajudar a não passar tanto perrengue na hora de fazer um bom planejamento de conteúdo, nós trouxemos 4 ideias de posts que tem um alto potencial para viralizar.  

Antes de tudo, é preciso pensar de forma estratégica. Talvez alguns posts, por mais que tenham muito engajamento em determinadas páginas, podem não fazer sentido para o seu nicho e o seu cliente. Por isso é preciso ter clareza sobre a sua persona antes de tirar qualquer nova ideia do papel. 

Mesmo tendo essa noção do que encaixa no nicho que você quer atuar, querendo ou não, para ter sucesso na hora de pensar a estratégia de social media também é importante ter uma boa dose de coragem e saber o momento certo de arriscar. Talvez seja o momento de planejar um post que você jamais tinha imaginado publicar antes, mas que pode pode funcionar! 

De maneira geral, é difícil definir um post pelo seu potencial viral, já que isso depende dessas questões que citamos acima. Porém, abaixo nós abordamos alguns que funcionaram muito pra gente aqui na Usina.

1 – Publicações que investem no copywriting  

Sabe aqueles posts que é impossível não arrastar pro lado para ver o restante do conteúdo? Isso acontece graças a boa aplicação do copywriting, que nada mais é do que essa habilidade de desenvolver textos persuasivos e que realmente chamam atenção em meio a tantas publicações no feed. Invista sempre nas chamadas:

  • Como fazer tal coisa… 
  • 5 motivos para você… 
  • 3 coisas que você não sabia sobre… 
  • 4 mentiras que te contam sobre… 
  • Nunca cometa esses erros… 

2 – Listas e mais listas 

Se tem uma coisa que funciona no Instagram é trazer uma coletânea de informações listadas, que sejam fáceis e rápidas para os seus seguidores absorverem ao rolar o feed. Por exemplo, se você trabalha com o nicho da gastronomia, fazendo o planejamento de conteúdo de uma lancheria, uma boa sugestão de post é listar quais são os lanches mais pedidos.  

Além de chamar atenção para os produtos, esse tipo de publicação tem um potencial grande de engajamento porque as pessoas vão querer defender os seus favoritos nos comentários. Lembre-se de trabalhar bem a legenda, usando a estratégia do call to action para incentivar os seguidores a deixarem um comentário. Para trabalhar a comunidade, não deixe nenhum comentário sem resposta. 

3 – Memes 

Citar a Netflix já é um clichê quando a gente fala do bom uso dos memes e da linguagem informal no trabalho de social media, mas é inevitável analisar como uma empresa grande abraçou de vez a linguagem memética e hoje é referência de produção de conteúdo estratégico sendo alinhado com o seu público. Investir em memes que estejam de acordo com o seu nicho e que acompanham as tendências do momento é sempre uma boa ideia!

4 – Indicações 

Tá na hora de botar o repertório pra jogo! Trazer posts de indicações de conteúdos, séries, filmes, podcasts é ótimo para movimentar as suas redes sociais. Além de mostrar que você tem conhecimento em determinada área, essa é uma boa estratégia para criar mais proximidade com o seu público e gerar boas conversas nos comentários. Não esqueça de responder todo mundo sempre! 

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